Em 24/Janeiro/2022, as equipes Infra Inteligente aplicaram o que existe de mais avançado no mundo em termos de tecnologias de digitalização para o mapeamento da Represa de Juturnaíba.
A Represa de Juturnaíba, ou popularmente conhecida como Lagoa de Juturnaíba, é um importante espelho d'água, situada no Rio São João, entre os municípios de Araruama e Silva Jardim, sendo responsável pelo abastecimento de água da Região dos Lagos, que conta com pouco mais de 650 mil habitantes.
O mapeamento reconhecimento contou com a utilização de drones, scanners a laser, câmera 360 e GPS de alta precisão.
A represa recebeu o batismo, “PL-PRO-BAR0001” “Barragem de Juturnaíba” e pertence ao grupo de plantas da unidade Prolagos.
Clique abaixo para realizar um tour 3D pela Represa
Em 19/Janeiro/2022, as equipes Infra Inteligente e Prolagos se uniram para combinar o que existe de mais avançado no mundo em termos de tecnologias de digitalização: drone, scanneamento a laser, câmera 360 e GPS de alta precisão.
A Elevatória de Esgotos da Ponta do Ambrósio (PL-PRO-EEE4025) recebeu o "batismo" de todos os seus ativos (tagueamento dos equipamentos), e passou pelo processo avançado de captura de realidade 3D.
Na sequeência, todos os dados foram processados e tratados por especialistas operando super computadores, e clicando AQUI você poderá visitar virtualmente esta instalação.
Em novembro/21 a equipe técnica do Infra Inteligente percorreu com drones e gps de Alta precisão todos os mananciais do Rio Ubatiba, até a barragem da Elevatória de água bruta do município.
O resultado das milhares de imagens e informações coletadas foram processadas pelos especialistas BIM, e produziu modelos 3D e fotos esféricas de alta resolução de cada posição relevante desta sub bacia, que abastece o município de Maricá/RJ.
Clique AQUI para realizar um tour 3D pela sub-bacia
Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, possui uma moderna Estação de Tratamento Terciária de Esgoto (ETE).
Atualizada, mantida e operada pela concessionária de água e esgoto Prolagos, o sistema atende as cidades da região e contribui para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.
São mais de 17 milhões de litros de esgoto tratados por dia, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a saúde da população na região
Clique AQUI para realizar um tour 3D pelas instalações
Levantamento digital 3D de terreno e superfície por drone no município de Gravataí/RS.
As imagens de alta resolução do voo realizado para a Aegea em 2017 (Novos Negócios), foram processadas por especialistas do Infra Inteligente utilizando os recursos das ferramentas Bentley.
O voo de drone foi há 250 metros de altura, e cobriu parte da Bacia B 1-C do sistema de esgotos de Gravataí.
Assim, a partir deste modelo digital de terreno, é possível extrair com precisão informações de área, distancia, volume e cota, acerca dos ativos: elevatórias, ETEs, PVs e etc.
Clique AQUI para vivenciar esta experiência
imagens capturadas de drone na semana do dia 16 de março/2020, sobrevoando a obra com 92% de conclusão da primeira etapa, e com testes previstos para abril e maio/2020
A implantação do complexo de coleta e tratamento do esgoto sanitário, que inclui a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Balneários, no Majorca, prevê investimentos de R$ 75 milhões e é uma das obras mais aguardadas de São Francisco do Sul.
Quando estiver concluída, a ETE vai colocar em operação a rede de coleta que será construída em paralelo. A implantação do sistema do Majorca faz parte da primeira etapa do sistema de coleta e tratamento de esgoto, que visa levar mais qualidade de vida e saúde para a cidade. Para o prefeito Renato Gama Lobo, a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto vai refletir positivamente em vários aspectos.
Clique AQUI para vivenciar esta experiência
No dia 13 de março de 2020 foi realizado o levantamento digitalizado 3D georreferenciado por drone do reservatório final de transição de esgotos de Arraial do Cabo, que recebe os esgotos de 3 elevatórias e é o último estágio antes da estação de tratamento de esgotos.
Localizado no morro da Praia do Pontal próximo ao trevo de acesso ao centro. Este reservatório estruturado em alvenaria e concreto possui volume de cerca de 25 m3, e reúne todo o esgoto da cidade que segue por gravidade por mais 350 metros até a Estação de Tratamento de Esgotos.
Clique AQUI para vivenciar esta experiência
Obra de elevatória de esgoto foi mapeada por drone, e em questão de minutos as imagens foram processadas no laboratório de realidade virtual da Aegea.
O resultado é uma útil visão tridimensional, decorrente da combinação da nuvem de pontos com sobreposição de imagens. Agora acompanhar a evolução de obras, registrar medidas e realizar inspeções de qualidade ganham uma nova e potente perspectiva tecnológica.
Clique AQUI para vivenciar esta experiência
Com capacidade para receber seis milhões de litros de esgoto por dia, a unidade trata 100% do que é coletado e funciona em sistema terciário com desinfecção por ultravioleta, o que representa maior nível de eficiência e uma das tecnologias mais modernas disponíveis no país.
A ETE Iguaba Grande passou por processo de digitalização por meio de um escâner a laser, e m breve a unidade será a primeira estação de esgoto no Estado do Rio de Janeiro a ter um gêmeo digital,
Clique AQUI para vivenciar esta experiência