Cláusula 7.2. “A CORSAN e a CONCESSIONÁRIA, como condição de assinatura do TERMO DE PERMISSÃO DE USO DE ATIVOS, realizarão vistorias a fim de validar o conteúdo do Relatório com Inventário de Bens Afetos à Concessão Administrativa, sendo esta a oportunidade de identificar e registrar eventuais inconformidades qualitativas e quantitativas, que deverão constar em relatório complementar assinado pelas partes.”
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas pela Corsan através dos processos existentes na organização.
Após longa jornada de trabalho, com ampla participação de muitos envolvidos, chega o momento das entregas do projeto de Identificação e Verificação dos ativos físcos da PPP Corsan e Metrosul.
Em apresentação virtual conduzida pelo gestor do programa Infra Inteligente, Wagner Carvalho, que em uma hora intensa de exposição de resultados, mesclou os conceitos aplicados às práticas adotadas nesta verdadeira empreitada, formando assim uma base muito sólida de entendimento sobre os resultados aferidos e entregues nesta data.
Corsan e Metrosul caminham muito bem sintonizados nesta valorosa parceria!
Finalizadas as atividades de campo, para identificação e verificação dos ativos físicos, o trabalho tem sequência na busca documental junto à Corsan.
Entrevistas com gestores, engenheiros, líderes de departamentos e uma farta coleta de documentos que ancorem rastreabilidade e componham o histórico do ciclo de vida de cada ativo, do cívil ao mecânico, tudo que foi identificado em campo é agora objeto de composição da base documental.
Licenças ambientais, As Built, Registro de imóveis, e muito mais está acrescentando conteúdo para as conclusões quantitativas e qualitativas referente aos bens reversíveis.
Passadas 9(nove) semanas de intenso trabalho na coleta de dados em campo, foi hora de compartilhar com a Corsan os resultados preliminares já apurados, bem como sincronizar as perspectivas de prazo para as fases seguintes.
A equipe de gestão do projeto este reunida em Canoas/RS para dialogar sobre o avanço das atividades, e principalmente já dialogar sobre as expectativas de trabalhos que estão por vir.
A fase mais intensa das atividades de campo estão bem avançadas.
Começam a surgir as macro-visões sobre a base de ativos instalada nos domínios da Metrosul, e isso só está sendo possível graças à muitas horas de dedicação de equipes especializadas em processos e ferramentas de alta tecnologia.
Um só ambiente de conhecimento, capaz de combinar dados das mais diversas perspectivas e fontes complementares.
E isso é só o começo de um novo tempo!
Plantas industriais na palma da mão
Enquanto as equipes de campo seguem suas rotinas de visitação às plantas para captura da realidade, os equipamentos no laboratório da AEGEA seguem processamento centenas de gigabytes de dados, produzindo inúmeros formatos de arquivos que irão compor o mosaico de informações sobre a base instalada identificada.
Equipamentos especialmente dimensionados produzem virtualização de imagens em altissima resolução, extremamente úteis para evidenciar com precisão a localização, além de características técnicas e condições de conservação das plantas visitadas.
Trabalho especializado e time focado em obter o melhor resultado!
Dia após dia, as equipes de especialistas seguem em rotina para inspeção de estruturas cívis, elétricas e mecânicas em sequência de visitação às plantas catalogadas e identificadas previamente por drone.
Os desafios de acesso e interação com os equipamentos em operação são monitorados e supervisionados pela equipe de EHS, que é acionada sempre que alguma situação de perigo é identificada.
Segurança sempre em primeiro lugar!
Intensificados os trabalhos para captura de imagens e identificação das plantas operativas da Corsan.
As equipes agora abrem duas frentes de trabalho para maximização das atividades. O time de mapeamento aéreo segue à frente da equipe de solo, que recebe os dados previamente aos trabalhos de visitação e identificação detalhada sobre os ativos físicos.
Todo este material coletado é concentrado no laboratório de realidade virtual da Aegea, onde são analisados e processados para formar o conjundo de informações integradas sobre a base instalada.
A partir de 15/09/2020 as equipes já se deslocam pela região de Canoas/RS em regime de produção, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da Corsan. Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Dotados de planos de voo previamente construídos, os equipamentos sobrevoam as instalações localizadas, que entre elevatórias e estações de tratamento de esgoto somam mais de 90 (noventa) estruturas. Em solo, a equipe de apoio registra os pontos de controle com coordenadas de alta precisão em 3 (três) eixos , possibilitando assim a obtenção da localização absoluta de cada área visitada.
Todos estes dados coletados são imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de enorme relevância.
Para visualizar em 3D a Estação elevatória de esgoto (EEE) 18 - Cinco Colônias 1, clique AQUI.
Pela terra e pelo ar, as equipe avançam na cobertura e mapeamento dos ativos físicos!
As equipes que irão executar a identificação e verificação dos ativos físicos, reunem especialistas em estruturas civís, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Em 15/09/2020 este time de especialistas recebeu o treinamento padronizado do Infra Inteligente, composto por uma mescla entre teroria e prática, todos cumpriram com êxito a jornada de aprendizado necessária para a correta execução de suas atividades.
Estamos prontos para a execução!
O encontro reuniu as principais lideranças em evento no dia 14/09/2020 na sede da Corsan, em Canoas/RS.
Ocasião que inaugurou a fase executiva do projeto e nivelou conhecimento entre os líderes, proporcionando maior polimento ao planejamento já realizado, trazendo assim maior oportunidade de calibração e assertividade aos próximos passos.
Dentre muitas e importantes definições, as atividades de capacitação e simulação prática foram acordadas e organizadas pelo grupo gestor.
O aquecimento da fase produtiva já está em andamento!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Corsan serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em abril/2020 o Planejamento foi aprovado pela Metrosul e pela Corsan, e em Agosto/2020 os recursos tornaram-se disponíveis.
Estamos prontos para iniciar a fase executiva!