Durante o período de transição para a transferência dos Sistemas de Esgotamento Sanitário deverão ser adotadas as seguintes providências:
Celebração do Contrato de Vinculação dos Recebíveis, que deverá atender as diretrizes previstas neste Contrato;
Vistoria conjunta dos Bens Reversíveis, com a elaboração do respectivo inventário, para a posterior assinatura do Termo de Entrega de Bens Reversíveis (quando da emissão da Ordem de Serviço).
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas pela Sanesul através dos processos existentes na organização.
Finalizados todos os procedimentos de cadastramento dos ativos físicos do Lote 1 do Ceará, é hora de fundamentar e consolidar as rotinas de sustentação da base de dados cadastral.
O inventário de Ativos Físicos foi consistido nos 4(quatro) cadernos que compõe a metodologia do Infra Inteligente, um verdadeiro mapa de conhecimento sobre a base instalada nesta unidade.
Na teoria e na prática, todos os passos necessários para manter atualizada a base de dados estão sendo abordados.
Criar e manter a base de dados atualizada!
Uma verdadeira transformação cultural em curso!
Em aproximadamente 70 dias corridos a equipe do programa Infra Inteligente esteve em campo, e juntamente com a equipe da unidade do Ceará, mapearam e detalharam equipamentos e instalações existentes em 122 plantas identificadas.
Foram identificadas 118 plantas operacionais, contendo nelas 4.176 ativos físicos, que foram individualmente batizados com placa de aço inox de baixo relevo e QRCODE, acompanhados de rastreabilidade de existência, localização e condição com 21.295 fotos vinculadas.
A requisição e mineração do acervo documental, precedeu sua organização e vinculação aos ativo correspondentes, para assim especificar características técnicas importantes para as diversas áreas de gestão.
Iniciada a fase 2 do processo de identificação e verificação dos ativos, requerendo e organizando a base documental vinculada à cada ativo, para assim especificar características técnicas importantes para as diversas áreas de gestão.
Em 31 dias corridos a equipe do programa Infra Inteligente esteve em campo, e juntamente com a equipe da unidade Ambiental Ceará mapearam e detalharam equipamentos e instalações existentes em 115 plantas identificadas.
Foram localizados e verificados 4.124 ativos físicos da concessionária nas cidades que compreendem o Lote 1, incluindo ainda todos os elementos de captura da realidade, por meio de registros realizados com uso de drones, câmeras 360 e gps de alta tecnologia e precisão.
A partir de 16/02/2023 as equipes já se deslocam pela região de Fortaleza em regime de produção, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da Cagece. Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Dotados de planos de voo previamente construídos, os equipamentos sobrevoam as instalações localizadas, que entre elevatórias e estações de tratamento de esgoto. Em solo, a equipe de apoio registra os pontos de controle com coordenadas de alta precisão em 3 (três) eixos , possibilitando assim a obtenção da localização absoluta de cada área visitada.
Todos estes dados coletados são imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de enorme relevância.
Pela terra e pelo ar, as equipe avançam na cobertura e mapeamento dos ativos físicos!
A fase produtiva já está em andamento e ganhando velocidade!
O encontro reuniu as principais lideranças da Aegea e Diretoria da Cagece, em evento presencial na EEE Malvas, realizado no dia 15/02/2023.
Ocasião que inaugurou a fase executiva do projeto e nivelou conhecimento entre os líderes, proporcionando maior polimento ao planejamento já realizado, trazendo assim maior oportunidade de calibração e assertividade aos próximos passos.
Dentre muitas e importantes definições, os papéis e responsabilidades de colaboração entre os parceiros foram acordados e organizados pelo grupo gestor.
As equipes que irão executar a identificação e verificação dos ativos físicos, reunem especialistas em estruturas civís, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Em Fevereiro/2023 este time de especialistas recebeu o treinamento teórico padronizado do Infra Inteligente, e todos cumpriram com êxito a jornada de aprendizado necessária para iniciar a fase prática do treinamento.
Estamos quase prontos para a execução!
O encontro da equipe aconteceu consolidou a interação entre os responsáveis por planejar e executar as aquisições de materiais e pessoas.
Os roteiros para deslocamento das equipes e cobertura de todas as plantas foram revisadas, calibradas e consolidadas. A logística para alojamento. refeições e transporte das equipes está pronta e providenciada.
Chegaram os equipamentos e as equipes estâo montadas, agora é hora de capacitá-las!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Cagece serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Fevereiro/2023 o Planejamento foi aprovado pela Ambiental Ceará, e os recursos se tornarão disponíveis já à partir da semana que vem.
Estamos prontos para iniciar a fase preparatória!
O contrato contempla a implantação, no Bloco 1, de 2.500 km de novas redes de esgoto, 18 novas Estações de Tratamento de Esgoto, 159 novas Estações Elevatórias de Esgoto e mais de 325 mil novas ligações de esgoto.
A companhia tem como meta universalizar o saneamento nos municípios até 2033, ou seja, garantir que 90% da população atendida pela PPP tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto, alcançando 95% até 2040. Hoje, a cobertura é de 30%, e em cinco anos esse percentual será dobrado.
Veja mais clicando AQUI