Durante o período de transição para a transferência dos Sistemas de Esgotamento Sanitário deverão ser adotadas as seguintes providências:
Celebração do Contrato de Vinculação dos Recebíveis, que deverá atender as diretrizes previstas neste Contrato;
Vistoria conjunta dos Bens Reversíveis, com a elaboração do respectivo inventário, para a posterior assinatura do Termo de Entrega de Bens Reversíveis (quando da emissão da Ordem de Serviço).
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas através dos processos existentes na organização.
No dia 14 de junho de 2024 foi realizada a entrega técnica dos relatórios produzidos à partir dos dados capturados nas vistorias presenciais, juntamente com as informações documentais vinculadas pela equipe de especialistas.
Cada uma das 121 plantas que foram vistoriadas, tiveram seus 3.490 ativos vinculados em áreas, e foram individualmente avaliados com evidências de 19.179 fotos específicas em cada critério de julgamento da condição aparente do ativo físico.
As especificidades técnicas dos equipamentos e plantas foram investigadas em base documental, resultado em 7.723 atributos técnicos associados.
Em 3.944 páginas o inventário está finalizado e em consonância ao cumprimento das obrigações contratuais.
Em 04 de maio de 2024 e, condição de antecipação ao prazo inicialmente estabelecido, a equipe que atuou em campo concluiu todas as atividades de inspeção mas instalações locais que passarão a ser operadas pela Aegea.
O resultado do bom planejamento e engajamento de todos os envolvidos, proporcionou alta produtividade e qualidade nas diversas atividades especializadas da metodologia do programa Infra Inteligente.
A facilitação de acesso às instalações recebeu destaque positivo, sendo fundamental para que o bom andamento dos trabalhos tenha ocorrido com fluidez e assertividade.
Seguem para finalização as atividades complementares realizadas em gabinete, para juntar as documentações inerentes aos ativos identificados nas inspeções.
Estamos quase finalizando o inventário!
A partir de abril/2024 as equipes já se deslocam pela área de atuação em regime de produção, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da unidade. Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Dotados de planos de voo previamente construídos, os equipamentos sobrevoam as instalações localizadas. Em solo, a equipe de apoio registra os pontos de controle com coordenadas de alta precisão em 3 (três) eixos , possibilitando assim a obtenção da localização absoluta de cada área visitada.
Todos estes dados coletados são imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de enorme relevância.
Pela terra e pelo ar, as equipe avançam na cobertura e mapeamento dos ativos físicos!
As equipes que irão executar a identificação e verificação dos ativos físicos, reúnem especialistas em estruturas civis, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Em Março/2024 este time de especialistas recebeu o treinamento teórico padronizado do Infra Inteligente, e todos cumpriram com êxito a jornada de aprendizado necessária para iniciar a fase prática do treinamento.
Estamos quase prontos para a execução!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Prefeitura serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Fevereiro/2024 o Planejamento foi aprovado pela Águas de Valadares, e os recursos se tornarão disponíveis já à partir da semana que vem.
Estamos prontos para iniciar a fase preparatória!
Para a Aegea Saneamento, o que vem pela frente são inúmeros desafios de diferentes proporções. De modo geral, vale a pena destacar ao menos três. Primeiro, a empresa terá que convencer a opinião pública, principalmente a população de Valadares, que os serviços de abastecimento de água terão mais rigor de qualidade, sem risco de prejuízo para os moradores. Em seguida, se tem o desafio de tornar o saneamento básico universal no município, já que atualmente não há tratamento de esgoto. Isso precisa ser feito até 2033, de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento. A empresa tem pouco menos de 10 anos para entregar 100% do esgoto tratado na cidade. Por fim, um último ponto, e mais recente, está relacionado à crise hídrica que afetou a cidade nos últimos meses. A Aegea terá que mostrar uma solução mais eficaz para os problemas de falta de água, que frequentemente atinge a população de diversos bairros de Valadares.