Durante o período de transição para a transferência dos Sistemas de Esgotamento Sanitário deverão ser adotadas as seguintes providências:
Celebração do Contrato de Vinculação dos Recebíveis, que deverá atender as diretrizes previstas neste Contrato;
Vistoria conjunta dos Bens Reversíveis, com a elaboração do respectivo inventário, para a posterior assinatura do Termo de Entrega de Bens Reversíveis (quando da emissão da Ordem de Serviço).
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas pela Sanesul através dos processos existentes na organização.
Iniciada a fase 2 do processo de identificação e verificação dos ativos, requerendo e organizando a base documental vinculada à cada ativo, para assim especificar características técnicas importantes para as diversas áreas de gestão.
Em 31 dias corridos a equipe do programa Infra Inteligente esteve em campo, e juntamente com a equipe da unidade Ambiental Ceará mapearam e detalharam equipamentos e instalações existentes em 301 plantas identificadas.
Foram localizados e verificados 7.336 ativos físicos da concessionária nas cidades que compreendem o Lote 2, incluindo ainda todos os elementos de captura da realidade, por meio de registros realizados com uso de drones, câmeras 360 e gps de alta tecnologia e precisão.
As equipes em treinamento agora são desafiadas a colocar em prática toda a carga teórica aprendida em sala de aula.
Já munidos de equipamentos com os sistemas do programa Infra Inteligente instalados e configurados, praticam nas instalações cadastrando os ativos com a assistência e supervisão dos instrutores do programa.
Nesta fase já validam o uso das ferramentas e colocam a mão na massa, se aproximando cada vez mais da produção deste enorme inventário do saneamento.
Estamos quase prontos para a execução!
As equipes que irão executar a identificação e verificação dos ativos físicos, reunem especialistas em estruturas civís, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Em Maio/2023 este time de especialistas recebeu o treinamento teórico padronizado do Infra Inteligente, e todos cumpriram com êxito a jornada de aprendizado necessária para iniciar a fase prática do treinamento.
Preparação fundamental para avançar para as aulas práticas!
O encontro reuniu as principais lideranças da Aegea e da Cagece, em evento presencial em fortaleza na Estação de Pré-Comissionamento de Esgoto (EPC), realizado no dia 23/05/2023.
Ocasião que inaugurou a fase executiva do projeto e nivelou conhecimento entre os líderes, proporcionando maior polimento ao planejamento já realizado, trazendo assim maior oportunidade de calibração e assertividade aos próximos passos.
Dentre muitas e importantes definições, os papéis e responsabilidades de colaboração entre os parceiros foram acordados e organizados pelo grupo gestor.
A fase produtiva já está em andamento e ganhando velocidade!
O encontro da equipe aconteceu consolidou a interação entre os responsáveis por planejar e executar as aquisições de materiais e pessoas.
Os roteiros para deslocamento das equipes e cobertura de todas as plantas foram revisadas, calibradas e consolidadas. A logística para alojamento. refeições e transporte das equipes está pronta e providenciada.
Chegaram os equipamentos e as equipes estão sendo montadas, agora é hora de capacitá-las!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Cagece serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Maio/2023 o Planejamento foi aprovado pela Ambiental Ceará, e os recursos se tornarão disponíveis já à partir da semana que vem.
Estamos prontos para iniciar a fase preparatória!
Após assinatura do contrato do bloco 1, realizando em fevereiro, ocorreu nesta terça-feira (16) a assinatura do contrato do bloco 2 da Parceria Público Privada (PPP) de esgotamento sanitário entre a Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento, e a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), para a prestação de serviços de saneamento em sete municípios na Região Metropolitana de Fortaleza. O bloco 2 inclui a capital do Estado, Fortaleza, e o municípios de Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi.
Veja mais clicando AQUI