A Águas do Piauí deu um passo à frente e iniciou, de forma antecipada, suas operações em 33 municípios piauienses, abrangendo os 12 territórios de desenvolvimento do estado! A previsão inicial era julho, mas graças ao empenho e à excelência da equipe de Gestão de Ativos, esse marco foi alcançado já em maio! 💧✨
Essa antecipação é reflexo direto de um trabalho técnico minucioso, planejamento estratégico e dedicação de um time que acredita no poder da transformação. A equipe de Gestão de Ativos foi essencial para garantir que toda a infraestrutura estivesse pronta para levar mais qualidade de vida à população o quanto antes.
👏 Parabéns a todos os envolvidos por fazerem da eficiência e do compromisso com o Piauí uma realidade concreta!
🔗 Confira a matéria completa: aguasdopiaui.com.br
Enquanto as equipes de campo percorriam cada planta, registrando e coletando dados essenciais, um time igualmente fundamental atua nos bastidores: os colaboradores do escritório do Infra-Inteligente.
Com dedicação e precisão, essa equipe transforma cada imagem, cada ponto coletado e cada detalhe capturado em campo em informações valiosas para a gestão de ativos. São eles os responsáveis, entre outras atividades, por:
🔍 Analisar e extrair dados de todas as fotos e coletas realizadas;
🧠 Processar modelos 3D mesh e tours 360°, recriando digitalmente cada planta com riqueza de detalhes;
✅ Conferir e validar a qualidade dos dados, garantindo que tudo esteja em conformidade com os padrões de excelência da Aegea.
Esse trabalho minucioso e altamente técnico é o que garante a confiabilidade e a integridade do cadastro de ativos, sustentando decisões estratégicas e contribuindo diretamente para a eficiência operacional.
Eles são o elo invisível, porém indispensável, entre o campo e a inteligência de dados. E é com orgulho que reconhecemos sua importância na construção de um futuro mais digital, integrado e inteligente..
Os treinamentos promovidos pela equipe do Infra-Inteligente foram um verdadeiro marco na jornada de excelência da Águas do Piauí. Com foco em processos, metodologias, boas práticas e ferramentas tecnológicas voltadas à sustentação do cadastro de ativos, os encontros contaram com a participação ativa das equipes de operação e almoxarifado.
Mais do que capacitação, esses momentos representaram a construção de uma cultura sólida de gestão de ativos, alinhada aos padrões da Aegea. Os colaboradores formados assumem agora um papel estratégico como multiplicadores do conhecimento, garantindo que o cadastro de ativos permaneça sempre atualizado e em conformidade com as melhores práticas desenvolvidas pelo Infra-Inteligente — durante todo o período da concessão.
Juntos, seguimos transformando a gestão de ativos em um diferencial competitivo e sustentável!
Até 9 de Maio de 2025, aproximadamente 134 dias corridos, a equipe do programa Infra Inteligente juntamente com a equipe da Águas do Piauí, mapearam e detalharam equipamentos e instalações existentes em mais de 3500 plantas identificadas.
Foram identificadas mais de 3500 plantas operacionais, contendo nelas mais de 26.000 ativos físicos, que foram individualmente batizados com placa de aço inox de baixo relevo e QRCODE, acompanhados de rastreabilidade de existência, localização e condição com milhares de fotos vinculadas.
A requisição e mineração do acervo documental, precedeu sua organização e vinculação aos ativo correspondentes, para assim especificar características técnicas importantes para as diversas áreas de gestão.
Inicio do treinamento de novos colaboradores da eletromecânica de Aguas do Piauí para suportar todos os processos de sustentação do cadastro de ativos.
Esses colaboradores serão disseminadores e replicadores da cultura de gestão de ativos da Aegea, mantendo todo o cadastro atualizado, de acordo com as boas práticas desenvolvidas pelo Infra-Inteligente, ao longo de todo o período de concessão.
Em Março/2025 novos colaboradores chegaram para somar aos mais de 60 profissionais que já se encontram distribuídos por todas as regiões do estado do Piauí realizando a identificação e verificação dos ativos físicos.
As equipes que irão reforçar o time, reúnem especialistas em estruturas civís, instrumentações e equipamentos eletromecânicos. Eles receberam capacitação de todos os conceitos e metodologias desenvolvidas pelo Infra-Inteligente para identificação e verificação dos ativos físicos da empresa.
Juntos formarão uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
A partir de 04 de Fevereiro as diversas equipes já se deslocaram pelas cidades de Altos e Nazária em regime de produção, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas operacionais por todo o estado. Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Dotados de planos de voo previamente construídos, os equipamentos sobrevoam as instalações localizadas, que entre elevatórias e estações de tratamento de esgoto. Em solo, a equipe de apoio registra os pontos de controle com coordenadas de alta precisão em 3 (três) eixos , possibilitando assim a obtenção da localização absoluta de cada área visitada.
Ao longo desse trabalho serão visitados 224 municípios, além de áreas rurais, realizando o cadastro de todas as plantas operacionais e seus ativos.
Todos estes dados coletados são imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de enorme relevância.
Pela terra e pelo ar, as equipe avançam na cobertura e mapeamento dos ativos físicos!
As equipes que irão executar a identificação e verificação dos ativos físicos, reúnem especialistas em estruturas civis, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Em Janeiro/2025 um total de 24 especialistas receberam o treinamento teórico padronizado do Infra Inteligente, e todos cumpriram com êxito a jornada de aprendizado necessária para iniciar a fase prática do treinamento.
Estamos quase prontos para a execução!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Anexo 9 do contrato de concessão serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Janeiro/2025 o Planejamento foi formulado, e os recursos se tornarão disponíveis conforme o cronograma elaborado.
Estamos prontos para iniciar a fase preparatória!
O Governo do Estado e Aegea assinaram contrato de concessão que vai beneficiar 1,85 milhão de pessoas, incluindo as residentes em áreas rurais. Ao todo são 224 municípios, sendo que em alguns já existem contratos vigentes e a atuação será exclusiva na zona rural.
Por meio da Águas do Piauí, a Aegea vai investir R$ 8,5 bilhões em obras, beneficiando cerca de 1,85 milhão de piauienses com água potável e serviços de esgotamento sanitário ao longo de 35 anos.