O estado e a CEDAE deverão acompanhar a elaboração do inventário de bens reversíveis, provendo informações e esclarecimentos solicitados pela concessionária.
A agência reguladora deverá acompanhar a elaboração do inventário de bens reversíveis, devendo a concessionária encaminhar relatórios com periodicidade mensal para a agência reguladora sobre o andamento do inventário de bens reversíveis.
O inventário de bens reversíveis abrangerá os bens imóveis, instalações e equipamentos afetados à operação dos serviços, não incluindo os imóveis onde haja atualmente a execução de atividades meramente comerciais ou administrativas da CEDAE.
A concessionária deverá atualizar o inventário de bens reversíveis ao longo de toda a vigência do contrato, remetendo novas versões ao estado e à agência reguladora, em periodicidade, no mínimo, anual
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas pela Cedae através dos processos existentes na organização.
A empresa responsável por esta atividade será a S4A Avaliações, uma empresa especializada em avaliação patrimonial, detentora do maior banco de dados de valores de ativos de segmentos diversos, com a maior presença territorial e experiência em todos os segmentos industriais do País.
Com base nos dados inventariados pela equipe do Infra Inteligente, muitas frentes de trabalho fazem referência aos ativos identificados. Chegou a hora de compartilharmos esta base de dados para a finalidade de avaliação de riscos.
Clique AQUI para conhecer o roteiro de inspeções.
No dia 23/Dez/21 foi realizada reunião técnica com representantes da Agência Reguladora do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), CEDAE e Águas do Rio formalizando a entrega oficial do inventário contratual.
Na oportunidade foram esclarecidas todas as dúvidas técnicas e apresentada a metodologia, tecnologias, legislações e normas aplicadas durante os 130 dias de trabalho.
Agradecimento ao esforço e dedicação dos mais de 70 colaboradores diretamente envolvidos neste grande projeto que consumiu 4.800 horas de planejamento, 35.200 horas de trabalho em campo e 14.080 horas de trabalho em gabinete.
Em destaque o projeto que se tornou referência no mercado, pois resultou no maior inventário do saneamento do país: 29.055 ativos físicos, 1.317 plantas, 156.078 fotos registradas e 211.886 avaliações visuais realizadas nos 27 municípios do estado do Rio de Janeiro.
Contando com 70(setenta) colaboradores diretamente envolvidos, e em aproximadamente 50.000 horas de trabalho, foram evidenciadas mais de 156.000 fotos e 211.886 respostas de análise de condição visual, para todas as 1.317 plantas e seus 29.055 ativos físicos localizados.
São números grandiosos que consolidaram neste feito inédito, o maior e mais completo inventário de ativos físicos no saneamento do Brasil.
Nos enche de orgulho a realização bem sucedida deste trabalho em apenas 88 dias úteis, e muita gratidão pela oportunidade em realizar este valioso acervo informacional para o crescimento sustentável do saneamento.
Uma das principais emissoras de rádio e televisão do país, a rede Banderiantes realizou reportagem especial sobre o trabalho do programa Infra Inteligente, e enviou uma equipe até a estação de tratamento de esgoto da Penha/RJ, para conhecer mais sobre as tecnologias e benefícios do reconhecimento dos ativos herdados da Cedae que está sendo realizado pela Aegea.
Confira no vídeo ao lado toda a reportagem e depoimentos dos líderes do programa Infra Inteligente e da Engenharia de Águas do Rio.
“O Infra Inteligente traz a unidade operacional para dentro do escritório, concentrando informações técnicas em uma única plataforma que nos permite fazer simulações, estudos para futuras ampliações e melhorias, além de aumentar a eficiência em manutenções preventivas, ou seja, identificar uma possível variação antes mesmo que aconteça, garantindo cada vez mais eficiência dos serviços oferecidos a população”, explica o diretor presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Este será o maior mapeamento digital de unidades de abastecimento de água e esgotamento sanitário produzido no País e dará a nova concessionária mais uma ferramenta de gestão para melhorar os processos e potencializar a qualidade dos serviços prestados em 27 municípios fluminense, incluindo 124 bairros da capital.
Leia a matéria completa clicando AQUI
Equipes de inspeção da AEGEA especializadas em contabilização e verificação de condições de peças e materiais, iniciam as visitas de vistoria e registro de partes e estoques armazenados nas instalações da CEDAE.
Munidas de aplicativos embarcados em dispositivos móveis, com auxílio de GPS de alta precisão, as equipes seguem inspecionando e registrando individualmente os lotes de materiais avulsos visíveis.
Fotografias, Estimativas quantitativas e Posição de coordenadas GPS exatadas são imputadas no sistema informatizado da AEGEA!
As equipes já se deslocam pelas regiões do Rio de Janeiro em regime de produção, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da Cedae.
Com o avanço das capacitações e práticas assistidas, as equipes se deslocam a partir de agora com maior autonomia nas instalações, sempre seguindo um roteiro previamente definido e monitorado por supervisores.
Segurança, Qualidade e Produtividade nesta sequência são as premissas de atuação deste grande time de especialistas, que munidos de equipamentos altamente tecnológicos seguem o processo previamente definido e praticado.
Chegou o momento de ganharmos maior velocidade na cobertura total das plantas que iremos assumir!
Equipe da AEGEA interagindo com frequência para consolidar as rotas de trabalho, e otimizando o deslocamento entre as Plantas operadas pela CEDAE.
Tomando como base os critérios que visam atender os pré-requisitos de segurança, qualidade e desempenho, o time multidisciplinar da AEGEA equaciona os fatores que visam a cobertura plena das áreas de abrangência da concessão.
Terminadas as atividades de capacitação, os times de campo estarão se deslocando para as áreas previamente definidas!
A partir de 13/08/2021 as equipes já se deslocam pela região do Rio de Janeiro em regime de treinamento e produção assistida, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da Cedae. Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Todos estes dados coletados são imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de enorme relevância.
Pela terra e pelo ar, as equipe avançam na cobertura e mapeamento dos ativos físicos!
Superada a carga de treinamento teórica, chega então a fase em que a prática se une aos conceitos para fixar o aprendizado.
Em regime de simulação, todas as equipes recém capacitadas foram instruídas e acompanhadas por especialistas. Individualmente tiveram a oportunidade de aplicar na prática os conceitos, e tudo sob a supervisão e instrução de especialistas com larga experiência.
O ambiente de laboratório para esta simulação foi estratégicamente definido pela equipe de gestão do programa Infra Inteligente, que adotou as instalações da Prolagos como ponto de ancoragem ao aprendizado dos novos colaboradores.
Um verdaderio batalhão de profissionais, cada vez mais preparados para executar com qualidade e velocidade as atividades de reconhecimento dos ativos da Cedae concedidos à Aegea.
As equipes que irão executar a identificação e verificação dos ativos físicos, reunem especialistas em voos de drones, topografia, estruturas civís, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Entre os dias 09/08/2021 e 10/08/2021 este time de especialistas recebeu a carga programada de treinamento teórico padronizado do Infra Inteligente, conteúdo que todos devem absorver com êxito antes de iniciar a fase prática do treinamento.
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Cedae serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Maio/2021 o Planejamento foi formulado, e os recursos se tornarão disponíveis conforme o cronograma elaborado.
Estamos prontos para iniciar a fase preparatória!
A Aegea Saneamento, por meio do consórcio formado pela companhia, Grupo Equipav, GIC (Fundo Soberano de Singapura) e Itaúsa, venceu a disputa de dois dos quatro blocos da Concorrência Pública nº01/2020, promovida pelo Estado do Rio de Janeiro com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), realizada no dia 30/04 na B3. A concorrência teve como objeto a concessão plena para a prestação dos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água para 35 municípios do Estado do Rio de Janeiro, que contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos sistemas, além de prever investimento de R$ 30 bilhões, nos 35 anos de contrato.