Cláusula 5.1. “Integram a Concessão Administrativa os bens necessários à prestação dos Serviços e à operação do Sistema de Esgotamento Sanitário entregues pela CESAN, conforme inventário constante do Termo de Permissão de Uso de Ativos, bem como aqueles adquiridos, ampliados e implantados pela Concessionária para a execução da Concessão Administrativa. 5.1.1. Os bens, sistemas de rede, coleta, equipamentos e demais ativos entregues à Concessionária deverão ser recebidos no estado em que se encontram, cabendo à Concessionária fazer as adequações necessárias para o atendimento do objeto da Concessão Administrativa."
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas pela Cesan através dos processos existentes na organização.
Em 04/02/2021 as equipes de identificação e verificação de ativos receberam capacitação completa para tornarem-se aptas à coletar com segurança e precisão as informações sobre os poços de visita. Acompanhados em campo por especialista experientes, as equipes receberam orientações para operar equipamentos de alta precisão na coleta de informações técnicas dos poços de visita.
Apoiados em um protocolo específico e especialmente desenvolvido pela a Aegea, o passo a passo foi repetido inúmeras vezes, cobrindo todos os aspectos de manuseio da tecnologia e também dos ferramentais pesados necessários para acessar as galerias. Esta será uma rotina que se repetirá em milhares de poços de visita afim de formar um mapeamento sobre os ativos enterrados.
Características como profundidade, diâmetro, tipo do material são algumas das respostas procuradas pelos agentes de campo, e juntas formarão uma malha de dados que se integrará por meio da posicão geográfica na base GIS (Sistema de informação geográfica).
Mais uma frente de trabalho colocada em produção!
A fase produtiva já está em andamento e ganhando velocidade!
O encontro reuniu as principais lideranças em evento remoto realizado no dia 03/02/2021.
Ocasião que inaugurou a fase executiva do projeto e nivelou conhecimento entre os líderes, proporcionando maior polimento ao planejamento já realizado, trazendo assim maior oportunidade de calibração e assertividade aos próximos passos.
Dentre muitas e importantes definições, os papéis e responsabilidades de colaboração entre os parceiros foram acordados e organizados pelo grupo gestor.
A partir de 02/02/2021 as equipes já se deslocam pela região de Cariacica/ES em regime de produção, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da Cesan. Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Dotados de planos de voo previamente construídos, os equipamentos sobrevoam as instalações localizadas, que entre elevatórias e estações de tratamento de esgoto somam mais de 25 (vinte e cinco) estruturas. Em solo, a equipe de apoio registra os pontos de controle com coordenadas de alta precisão em 3 (três) eixos , possibilitando assim a obtenção da localização absoluta de cada área visitada.
Todos estes dados coletados são imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de enorme relevância.
Pela terra e pelo ar, as equipe avançam na cobertura e mapeamento dos ativos físicos!
As equipes que irão executar a identificação e verificação dos ativos físicos, reunem especialistas em estruturas civís, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Em 01/02/2021 este time de especialistas recebeu o treinamento teórico padronizado do Infra Inteligente, e todos cumpriram com êxito a jornada de aprendizado necessária para iniciar a fase prática do treinamento.
Estamos quase prontos para a execução!
O encontro virtual aconteceu em 29/01/2021 e proporcionou aos participantes uma interação altamente qualificada, com enorme volume de conteúdo técnico apresentado por Wagner Carvalho, lider do programa Infra Inteligente.
Nesta ocasião foram apresentados todos os principais conceitos envolvidos na atividade de levantamento aéreo, utilizando drones.
O aquecimento da fase produtiva já está em andamento!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Cesan serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Dezembro/2020 o Planejamento foi aprovado pela Cariacica Ambiental, e em Fevereiro/2021 os recursos se tornarão disponíveis.
Estamos prontos para iniciar a fase executiva!