Em 13/03/2020, a unidade de Piracicaba está recebendo novas doses de conhecimento para avançar ainda mais na utilização dos recursos disponibilizados pelo programa Infra Inteligente.
Chegou a hora da unidade entender como lidar na catalogação de novas plantas industriais. Os procedimentos e ferramentas sistêmicas foram abordadas na teoria e na prática pela equipe do Infra Inteligente, dando assim a autonomia e pleno conhecimento de aplicação das rotinas por parte da unidade.
Também foram ampliadas as capacidades para registro descentralizado no registro de serviços. Assim, o centro de controle operacional poderá se relacionar com as equipes de manutenção diretamente pelos apontamentos no sistema On Key, traduzindo maior rastreabilidade e redução de gargalos do processo informal.
Os avanços permanentes são marcantes no processo de evolução na maturidade na gestão de ativos da Aegea, e a unidade de Piracicaba tem mostrado muita aptidão e disposição para absorver novos conhecimentos e colocá-los em prática com muita disciplina.
Sempre em frente, e juntos nesse desafio!
Em 06/03/2020, a unidade de Piracicaba foi desafiada a executar o primeiro plano de manutenção feito em conjunto com o programa Infra Inteligente. Os colaboradores envolvidos nas atividades de eletromecânica foram treinados nos procedimentos de execução das ordens de serviços preventivas, na elaboração de novos planos e no sistema de gestão da manutenção.
O primeiro ativo beneficiado com este marco na companhia foi a centrifuga de lodo da ETE Piracicamirim, classificada como um equipamento crítico, e portanto de grande importância ao sistema. Um plano completo de manutenções preventivas foi desenvolvido com base no manual do fabricante, considerando-se as diversas recomendações de prevenção e operação do equipamento.
Lubrificação dos sistemas de transmissão
Inspeção dos sistemas de transmissão
Inspeção dos redutores
Como resultado desta primeira rodada de ações preventivas foram identificadas algumas importantes oportunidades de melhoria, como por exemplo: constatação de defeito e substituição da correia de transmissão, ausência do dispositivo de segurança para o equipamento (acoplamento hidrodinâmico), além de limalhas de metal encontradas no redutor principal da centrifuga.
Essa nova experiência reforça o benefício e a importância deste tipo de intervenção nos equipamentos críticos, com forte potencial em evitar os impactos e consequências decorrentes de falhas catastróficas em sistemas críticos.