Durante o período de transição para a transferência dos Sistemas de Esgotamento Sanitário deverão ser adotadas as seguintes providências:
Celebração do Contrato de Vinculação dos Recebíveis, que deverá atender as diretrizes previstas neste Contrato;
Vistoria conjunta dos Bens Reversíveis, com a elaboração do respectivo inventário, para a posterior assinatura do Termo de Entrega de Bens Reversíveis (quando da emissão da Ordem de Serviço).
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas pela Sanesul através dos processos existentes na organização.
A partir de 16/02/2021 as equipes já se deslocam pela região de Três Lagoas/MS em regime de treinamento e produção assistida, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da Sanesul. Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Dotados de planos de voo previamente construídos, os equipamentos sobrevoam as instalações localizadas, que entre elevatórias e estações de tratamento de esgoto. Em solo, a equipe de apoio registra os pontos de controle com coordenadas de alta precisão em 3 (três) eixos , possibilitando assim a obtenção da localização absoluta de cada área visitada.
Todos estes dados coletados são imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de enorme relevância.
Pela terra e pelo ar, as equipe avançam na cobertura e mapeamento dos ativos físicos!
As equipes que irão executar a identificação e verificação dos ativos físicos, reunem especialistas em estruturas civís, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Em 15/02/2021 este time de especialistas recebeu o treinamento teórico padronizado do Infra Inteligente, e todos cumpriram com êxito a jornada de aprendizado necessária para iniciar a fase prática do treinamento.
Estamos quase prontos para a execução!
O encontro virtual aconteceu em 12/02/2021 e consolidou a interação entre os responsáveis por planejar e executar as aquisições de materiais e pessoas.
Os roteiros para deslocamento das equipes e cobertura de todas as plantas foram revisadas, calibradas e consolidadas. A logística para alojamento. refeições e transporte das equipes está pronta e providenciada.
Chegaram os equipamentos e as equipes estâo montadas, agora é hora de capacitá-las!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Sanesul serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Fevereiro/2020 o Planejamento foi aprovado pela Pantanal Ambiental, e os recursos se tornarão disponíveis já à partir da semana que vem.
Estamos prontos para iniciar a fase preparatória!
O contrato entre o governo de Mato Grosso do Sul e a Aegea Saneamento e Participações S.A., via Ambiental MS Pantanal, da parceria público-privada (PPP) de esgoto da empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) foi assinado na manhã desta sexta-feira (5), na sede da empresa pública, em Campo Grande.
O contrato da PPP é de 30 anos e prevê investimentos de cerca de R$ 3,8 bilhões. O principal objetivo é levar 100% de esgotamento sanitário para os 68 municípios do estado atendidos pela Sanesul em um prazo de 10 anos.