Finalizados todos os procedimentos de cadastramento dos ativos físicos da Prolagos, é hora de fundamentar e consolidar as rotinas de sustentação da base de dados cadastral.
Wagner Carvalho(líder do programa) e Janderson Gomes Fortunato(responsável por sustentação cadastral corporativa), se deslocaram para a unidade e realizaram inúmeras interações com o time local.
Na teoria e na prática, todos os passos necessários para manter atualizada a base de dados estão sendo abordadas.
Criar e manter a base de dados atualizada!
Uma verdadeira transformação cultural em curso!
Em 93 dias corridos a equipe do programa Infra Inteligente esteve em campo, e juntamente com a equipe da unidade Prolagos mapearam e detalharam equipamentos e instalações existentes em 265 plantas identificadas.
Foram localizados e verificados 6.945 ativos físicos da concessionária nas 5 cidades da Região dos Lagos (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro da Aldeia), incluindo ainda todos os elementos de captura da realidade, por meio de registros realizados com uso de drones, câmeras 360 e gps de alta tecnologia e precisão.
Iniciada a fase 2 do processo de identificação e verificação dos ativos, requerendo e organizando a base documental vinculada à cada ativo, para assim especificar características técnicas importantes para as diversas áreas de gestão.
O mapeamento já cobriu cerca de 250 estruturas da concessionária em 5 cidades da Região dos Lagos (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro da Aldeia) ,
Foram apresentados aos responsáveis de diversas áreas da companhia os resultados preliminares do trabalho, e também disponibilizado os recursos técnológicos para acesso direto às informações.
Já são agora 10 tipos de plantas mapeadas, em 9 sistemas agregadores que somam 6.765 ativos físicos já classificados em categorias e condição operacional remanescente.
Seguem os trabalhos!
O mapeamento de cerca de 270 estruturas da concessionária de 5 cidades da Região dos Lagos (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro da Aldeia) faz parte do projeto Infra Inteligente, pioneiro da Aegea Saneamento, e consiste em criar uma realidade virtual de todas as unidades da companhia através de registros feitos por drones e gps de alta tecnologia e precisão.
Os equipamentos fotografam os principais pontos das estações de tratamento de água e coleta e tratamento de esgoto com laser, criando um ambiente em terceira dimensão a partir das coordenadas X, Y e Z, que posteriormente serão agrupadas em uma nuvem de informações.
Veja a matéria completa do G1 clicando AQUI
A partir de 07/03/2022 as equipes já se deslocam pela região da ProLagos em regime de treinamento e produção assistida, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da unidade. Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Todos estes dados coletados são imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de enorme relevância.
Pela terra e pelo ar, as equipe avançam na cobertura e mapeamento dos ativos físicos!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Unidade serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Fevereiro/2022 o Planejamento foi aprovado pela pelas diretorias da Prolagos e da Engenharia.
Mobilização concluída, e estamos prontos para iniciar a fase executiva!