Durante o período de transição para a transferência dos Sistemas de Esgotamento Sanitário deverão ser adotadas as seguintes providências:
Celebração do Contrato de Vinculação dos Recebíveis, que deverá atender as diretrizes previstas neste Contrato;
Vistoria conjunta dos Bens Reversíveis, com a elaboração do respectivo inventário, para a posterior assinatura do Termo de Entrega de Bens Reversíveis (quando da emissão da Ordem de Serviço).
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas pela Sanesul através dos processos existentes na organização.
Desde Setembro/2023 a etapa de "mineração de documentos" foi iniciada, e a partir da base de conhecimento concentrada nas unidades do ES, a equipe do Infra Inteligente realizou uma verdadeira campanha de obtenção dos históricos pertencentes à cada planta e ativo identificado nas etapas anteriores.
A leitura minuciosa dos documentos por especialistas em Saneamento, proporcionaram segregação e organização destes artefatos, bem como sua digitalização em GED - Gestão Eletrônica de Documentos padronizada da Aegea.
Agora este acervo tem se tornado gradativamente disponível para consulta de todas as áreas, tornando cada vez mais prática e democrática a circulação de informação dentre da companhia.
Em 31/08/2023 as equipes de campo finalizaram todas as 302 Plantas existentes em Serra e Vila Velha, e cada uma delas foi individualmente visitada e identificada.
Foram 1.009 ativos físicos inspecionados, batizados com planta (TAG) e classificados em sua condição de vida útil remanescente.
A partir de agora as unidades já contam com o sistema atualizado com a base de ativos físicos identificada, dispondo ainda de recursos para imersão virtual e remota em todos os ambientes vistoriados pelas equipes de campo.
Em Julho/2023 a equipe de especialistas de edificação, eletromecânica e elétrica iniciaram as atividades de inspeção em cada uma das plantas identificadas na etapa anterior, e agora vão detalhar cada um dos ativos para catalogar no sistema o tipo, a posição, e a condição de cada um deles.
O vínculo dos ativos às plantas identificadas é complementado nesta fase segregando ainda a fase e a área que cada ativo se localiza, formando assim a árvore de ativos que organiza a função e criticidade de cada item desta engrenagem.
As equipes de seguem em ritmo acelerado inspecionando, fotografando e classificando todos os ativos que são individualmente batizados com TAG exclusivo.
Abril/2023 inaugurou a fase executiva do projeto e nivelou conhecimento entre os líderes, proporcionando maior polimento ao planejamento já realizado, trazendo assim maior oportunidade de calibração e assertividade aos próximos passos.
Dentre muitas e importantes definições, os papéis e responsabilidades de colaboração entre os parceiros foram acordados e organizados pelo grupo gestor.
As equipes de batismo de plantas está executando a inspeção presencial de cada planta existente no sistema de Esgoto de Serra e Vila Velha.
O encontro da equipe aconteceu consolidou a interação entre os responsáveis por planejar e executar as aquisições de materiais e pessoas.
Os roteiros para deslocamento das equipes e cobertura de todas as plantas foram revisadas, calibradas e consolidadas. A logística para alojamento. refeições e transporte das equipes está pronta e providenciada.
Chegaram os equipamentos e as equipes estâo montadas, agora é hora de capacitá-las!
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Unidade e serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
Em Março/2023 o Planejamento foi aprovado pela comitê técnico da unidade, e os recursos se tornaram disponíveis para as requisições.
Estamos prontos para iniciar a fase preparatória!