Durante o período de transição para a transferência dos Sistemas de Esgotamento Sanitário deverão ser adotadas as seguintes providências:
Celebração do Contrato de Vinculação dos Recebíveis, que deverá atender as diretrizes previstas neste Contrato;
Vistoria conjunta dos Bens Reversíveis, com a elaboração do respectivo inventário, para a posterior assinatura do Termo de Entrega de Bens Reversíveis (quando da emissão da Ordem de Serviço).
Civil (Facilities): Evidências de: mobiliário, dimensões de instalações, condições estruturais atuais, levantamento de perímetros, áreas de conservação e preservação para determinar prioridades de ações Aegea.
Equipamento Operacional (Eletromecânica): Identificação, Classificação e TAG para rastreamento de movimentação e determinar prioridades de ações Aegea.
Integração do Processo: Vincular os ativos: ao regime de operação e manutenção, a sua documentação técnica, ao seu histórico, às rotinas implantadas pela Sanepar através dos processos existentes na organização.
Em Março de 2025 foi realizada a entrega técnica dos relatórios produzidos à partir dos dados capturados nas vistorias presenciais, juntamente com as informações documentais vinculadas pela equipe de especialistas.
Cada uma das 24 plantas que foram vistoriadas, tiveram seus 5.275 ativos vinculados em áreas, e foram individualmente avaliados com evidências de 7.169 fotos específicas em cada critério de julgamento da condição aparente do ativo físico.
As especificidades técnicas dos equipamentos e plantas foram investigadas em base documental, resultado em 4.255 atributos técnicos associados.
Em 1.574 páginas o inventário está finalizado e em consonância ao cumprimento das obrigações contratuais.
Em Fevereiro de 2025 a equipe que atuou em campo concluiu todas as atividades de inspeção mas instalações da Sanepar que passarão a ser operadas pela Aegea.
O resultado do bom planejamento e engajamento de todos os envolvidos, proporcionou alta produtividade e qualidade nas diversas atividades especializadas da metodologia do programa Infra Inteligente.
A facilitação de acesso às instalações da Sanepar recebeu destaque positivo, sendo fundamental para que o bom andamento dos trabalhos tenha ocorrido com fluidez e assertividade.
Seguem para finalização as atividades complementares realizadas em gabinete, para juntar as documentações inerentes aos ativos identificados nas inspeções.
Estamos quase finalizando o inventário!
A partir de dezembro de 2024 as equipes já se deslocaram pelo Paraná em regime de produção, realizando uma verdadeira campanha para cobertura completa das plantas industriais da cidade.
Por terra com um verdadeiro pelotão de especialistas, e pelo ar, drones e pilotos experientes em coleta de imagens em altíssima resolução registram todo o perímetro programado.
Dotados de planos de voo previamente construídos, os equipamentos sobrevoam as instalações localizadas.
Em solo, a equipe de apoio registra os pontos de controle com coordenadas de alta precisão em 3 (três) eixos, possibilitando assim a obtenção da localização absoluta de cada área visitada.
Todos estes dados coletados foram imediatamente direcionados para o centro de processamento de imagens da Aegea, onde se transformam em informações de relevância.
As equipes que executaram a identificação e verificação dos ativos físicos, reuniram especialistas em estruturas civis, instrumentações e equipamentos eletromecânicos.
Juntos formam uma equipe qualificada para seguir nas instalações de campo, inspecionando cada estrutura e equipamento.
Em novembro de 2024 este time de especialistas recebeu o treinamento teórico padronizado do Infra Inteligente, e todos cumpriram com êxito a jornada de aprendizado necessária para iniciar a fase prática do treinamento.
A formulação das etapas foi apoiada nos processos do programa Infra Inteligente, que orienta os padrões da Aegea em conformidade às boas práticas em gestão de Ativos físicos.
Os dados referenciais oferecidos pela Sanepar serviram para dimensionar tempo, além dos recursos humanos e materiais necessários para o correto cumprimento das atividades previstas.
No segundo semestre de 2024 o planejamento foi formulado, e os recursos tornaram-se disponíveis conforme o cronograma elaborado, sendo o levantamento realizado em três meses.
Ainda nesse semestre iniciou-se as etapas preparatórias de aquisição e locação de materiais (EPIs, smartphones, drones, GPS etc.), contratação de pessoas, conferência e apresentação dos recursos.
Com a Ambiental Paraná, a companhia passa a operar em mais de 500 municípios de 14 estados, agregando expertise e diferentes modelos de contrato para atender a mais de 31 milhões de pessoas. “A PPP com a Sanepar reafirma a capacidade da Aegea de atuar como gestora em saneamento, com eficiência operacional, disciplina financeira e alinhamento aos princípios da agenda ESG”, destaca Casseb.
A Aegea parabeniza a Sanepar e o estado do Paraná pela iniciativa e acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela complementariedade e atuação integrada entre o poder público e o setor privado.